Calculando a viabilidade de estudar com áudio

Posted on

Muita gente acha que estudar através de áudio não vale a pena, alegando principalmente que é difícil se concentrar no que ouve. Mas, lembre-se: estudar por áudio é muito mais uma forma de inserir os estudos no seu dia-a-dia do que realizar uma análise aprofundada do conteúdo.

A grande vantagem do áudio é que você pode estudar a partir do seu telefone celular ou qualquer player de música e um fone de ouvido em situações onde ler é impossível ou desconfortável:

  • Arrumando a casa ou lavando pratos
  • Em filas, no ônibus coletivo ou no metrô
  • Em viagens de avião, carro ou ônibus
  • Realizando atividades físicas

Digamos que seu nível de absorção nos estudos normais (com leituras ou aulas) seja de 80% por hora, e que você absorva apenas 20% em uma hora dos estudos em áudio. O interessante é que a maioria dos candidatos reserva de 2 a 4 horas (ou menos) por dia para estudar. E atividades mecânicas, como as que citei acima, lhe tomam cerca de 2 horas por dia (ou mais).

calculadoraTomando por base esses números (4 horas de estudo e 2 horas de atividades mecânicas), diariamente você teria, caso use áudios para estudar, cerca de meia hora “extra” de estudo assimilado por dia (a maioria dos candidatos tem menos horas de estudo por dia e mais atividades mecânicas). Além disso, o tempo que você passa ouvindo conteúdo ligado ao seu concurso irá orientar sua rotina para a preparação, o que já é uma grande vantagem.

Mesmo sendo pessimista, você terá meia hora a mais de conteúdo estudando através de áudios, algo muito bom para quem pode deixar de ser aprovado por causa de apenas uma questão. Por isso, estudar por áudio é um diferencial importantíssimo!