OUVIR E ESCUTAR

Posted on

OUVIR E ESCUTAR => ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL=>DESISTIR DE EMOÇÕES TÓXICAS: O ÓDIO E O ORGULHO.

Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança. Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua. 1 Crônicas 29:14-16

Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3:21,22

 

O QUE DESVIA OS SEUS OUVIDOS DE OUVIR A LEI, ATÉ A SUA ORAÇÃO SERÁ ABOMINÁVEL.

Leia: (Provérbios 28:9)

E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo. (At.3:23)

Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor.(Is.30:9)

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.(Tg. 1:19)

Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. (Salmos 135:17)

Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. (Ezequiel 2:7)

E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. (Mateus 18:17)

Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. (Zacarias 7:11)

E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. (Ezequiel 2:5)

Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves. (Isaías 42:20)

Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. (Amós 8:11)

Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. (Provérbios 1:33)

Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós povos, escutai; ouça a terra, e a sua plenitude, o mundo, e tudo quanto produz. (Isaías 34:1)

Mas não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, para não ouvirem, e para não receberem correção. (Jeremias 17:23)

A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades. (Lucas 5:15)

Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar as palavras desta aliança. (Jeremias 11:3)

OUVIR => verbo transitivo direto, dentre outros:

Abandonar, abençoar, aborrecer, abraçar, acompanhar, acusar, admirar, adorar, alegrar, ameaçar, amolar, amparar, auxiliar, castigar, condenar, conhecer, conservar, convidar, defender, eleger, estimar, humilhar, namorar, ouvir.

ESCUTAR = >Classe gramatical: verbo intransitivo e verbo transitivo direto.

Tipo do verbo escutar: regular / Significado de Escutar v.t. Ouvir com atenção.

Dar atenção a. / Andar indagando. Perceber. v.i. Prestar atenção, para ouvir alguma coisa: pode           falar que eu escuto.  (Do latin. auscultare) – *Fonte: <http://www.dicio.com.br/escutar/>

OBS.: O porquê Do jargão “ouvido de mercador” – o mercador só ouve – ele não escuta. Escutar, portanto é, parar para ouvir, ouvir com atenção.

RENOVAR O ENTENDIMENTO: OUVIR, MAS TER OUVIDOS SENSÍVEIS PARA ESCUTAR.

OUVIR E NÃO ESCUTAR=> GERA UMA ESPECIE DE REBELDIA => É PROVOCADO A CONVOCAÇAO DE UM  NABUCODENOZOR PARA CUMPRIR A PROFECIA => VERDUGO: Carrasco, algoz, executor ou verdugo são nomes dados ao funcionário diretamente encarregado da execução de uma sentença de pena de morte. No caso do enforcamento, por exemplo, é o carrasco quem empurra o condenado para que ele morra pendurado. *Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Carrasco>

ORDEM PARA OBEDECER AO CARRASCO=> E acontecerá que, se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei de babilônia, e não puserem o seu pescoço debaixo do jugo do rei de babilônia, a essa nação castigarei com espada, e com fome, e com peste, diz o SENHOR, até que a consuma pela sua mão; E vós não deis ouvidos aos vossos profetas, e aos vossos adivinhos, e aos vossos sonhos, e aos vossos agoureiros, e aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis ao rei de babilônia. (Jeremias 27:8,9).

“PARA UMA PESSOA O RESULTADO DA AUSÊNCIA DE UMA OBEDIÊNCIA

À  “AUTORIDADE DA PALAVRA”, PROFERIDA, QUANDO ESTA É DE DEUS, É TÃO DEVASTADOR E FEROZ QUE ESGARÇA, “ ESTICA”, E VAI ESTICANDO… SUGANDO AS ENERGIAS; A SAUDÊ EM SUAS VÁRIAS MODALIDADES = VAI-SE EMBORA.  “ ESTE OUVIDO RESSONANTE”-> ALGUÉM QUE DÁ ATENÇÃO, QUE DA OUVIDO AOS RECLAMES DO “REBELDES”, O QUAL EM SUA MAIORIA SÃO AUTO SUFICIENTE, SABEM TUDO, NÃO ESCUTAM CONSELHOS, DESPREZAM OS PRÓPRIOS DA CASA, OUVEM SEMPRE AS PESSOAS MENOS QUALIFICADAS PARA DAR CONSELHOS.

NINGUÉM DÁ O QUE NÃO TEM, POR ISSO VAI SEMPRE PELO CAMINHO ENCURTADO DA IMPRUDÊNCIA. É DO TIPO: TODOS ESTÃO ERRADOS, DAI O QUE VAI PREDOMINAR SERÃO MAIS TROPEÇOS E SOFRIMENTOS PARA OS QUE ESTÃO EM VOLTA DESTA PESSOA. HÁ UM EFEITO DE PESTE CONTAGIANTE EM TODA A FAMÍLIA… É FÁCIL AVALIAR. Por exemplo: UMA FAMÍLIA ONDE HÁ UM DEPENDENTE QUÍMICO=> ELE TRANSFORMA A FAMÍLIA EM “ZUMBIS TONTOS” QUE NÃO DORMEM E NÃO SABEM O FAZER COM ESSES SERES HUMANOS=> CONSEQUÊNCIAS DE PERDAS / ESPIRITUAIS, SOCIAIS, FINANCEIRAS E ATE MORAL. MUITOS, ATÉ DESEJAM A MORTE DESTES FILHOS…. OU PAI, MARIDO, ENFIM…..

O HOMEM É COMO UM BARCO RECÉM  SAÍDO DA FÁBRICA / SÓ É POSTO A PROVA QUANDO VAI PARA O MAR… é quando o homem é inserido na sociedade; quando os nossos filhos vão ser testados na escola, nas festas, no mundo que gira ao seu redor;  quando é testada a educação que recebeu em casa; é quando é testado o seu conhecimento de deus, e principalmente , quando é testado no seu livre arbítrio de temer ou não temer à deus. por isso, QUANDO O BOM SISO ESTÁ AUSENTE, É A CERTEZA DE QUE O VERDUGO, O CARRASCO, ESTÁ A CAMINHO….e os entes queridos ou os de perto, não podem nada fazer, senão pedir a deus para que  esta vida não seja ferida de morte…contudo a igreja deve ir buscar este filho perdido e dar uma festa para ele… ASSIM COMO FOI COM O FILHO PRÓDIGO, que só foi aprovado depois de ser tratador de porcos e ter se arrependido de ter pecado contra o céu e contra os pais – “pequei contra o céu e conta tí” ele não sentia digno de ser chamado filho do próprio pai. E o filho lhe disse: PAI PEQUEI CONTRA O CÉU E PERANTE TI, E JÁ NÃO SOU DIGNO DE SER CHAMADO TEU FILHO. (Lucas 15:21)

– EU QUERO DIZER NESTE MOMENTO, NÃO DÊ AS COSTAS PARA OS FILHOS PRÓDIGOS QUE HÁ NA CIDADE, NO ESTADO, E ATÉ DENTRO DA IGREJA. “O VERDADEIRO PAI VAI ATÉ O INFERNO, SE POSSÍVEL, PARA RESGATAR UM FILHO”. O PAI É RESPONSÁVEL POR ESTE RESGATE,” ESTE PASSIVO É DIVIDIDO POR PESSOAS PRÓXIMAS; E MUITOS DOS FAMILIARES DÃO AS COSTAS PARA O PASSIVO DESTE RESGATE”,

PRECISAMOS OUVIR=>PORQUE A FÉ É O QUE NOS APROXIMA E AO MESMO TEMPO É COM ELA QUE AGRADAMOS A DEUS – E TAMBÉM CRER QUE A PROFECIA NÃO CAIRÁ POR TERRA.

O BARCO SÓ SERÁ INUNDADO SE NÃO FOR BEM BETUMADO. “BETUME É UMA ESPÉCIE DE GESSO ISOLADOR DE GRETAS, BRECHAS, MUITO USADOS PELOS CONSTRUTORES DE BARCOS.”

MANDAMENTO DE DEUS A NOÉ => Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. (Gênesis 6:14)

OS NOSSOS FILHOS TEM QUE SEREM BETUMADOS CONTRA AS BRECHAS DO PECADO; CONTRA AS ARAPUCAS DO MUNDO.

HÁ VÁRIOS NÍVEIS DE REBELDIA=>  PARA CADA NÍVEL É CONVOCADO UM MONITOR ,UM NABUCODENOZOR PARA AS CORREÇÕES DE RUMO => NO CASO DO FILHO PRÓDIGO => “FOI UM POCILGA : OS PORCOS, E O DESEJO DE COMER AS BOLOTAS DELES.  NÃO ESPERE, ESTA SENTENÇA. *JESUS RESISTIU => ESTAVA FRACO FISICAMENTE.. FOI PROVOCADO…

E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. (Lucas 4:3)

=JESUS RESPONDEU = Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4:4)

=Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. (Mateus 4:5,6)

JESUS RESPONDEU = Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. (Mateus 4:7)

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. RESPOSTA DE JESUS = Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus 4:8-11)

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)

=> QUEM NÃO OBEDECE A DEUS OBEDECE AO CARRASCO ENVIADO.

     

O RESGATE

Atos 3.19; Jr.35.15; 2 Cr.30.6; 2 Rs.17.13; 2 Cr.20.20; Amós 3.6-7. ―Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor; ― E vos tenho enviado todos os meus servos, os profetas, madrugando, e insistindo, e dizendo: Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho, e fazei boas as vossas ações, e não sigais a outros deuses para servi-los; e assim ficareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; porém não inclinastes o vosso ouvido, nem me obedecestes a mim. ―Foram, pois, os correios com as cartas, do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei, dizendo: Filhos de Israel, convertei-vos ao SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel; para que ele se volte para o restante de vós que escapou da mão dos reis da Assíria. ―E o SENHOR advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas‖; ―Portanto diz à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações; ―E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;

―Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito? ―Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.